Na ocasião, jovens de escolas públicas de 16 estados foram selecionados para, em seu mês de férias, compartilhar um espaço de trocas sobre as principais políticas públicas colocadas em prática pelos últimos quatro presidentes da República. Com duração de quatro semanas e estudando um mandato por semana, o curso contou com professores de grandes universidades e trouxe ex-presidentes e ex-ministros de Estado para conversarem com os jovens sobre seus desafios na condução do nosso país.
Desse rico espaço de trocas e aprendizado nasce a Carta para o Futuro, cujo objetivo é apresentar a visão de outro futuro possível para o país. Trata-se de um exercício fundamental de escutar jovens cidadãos com uma perspectiva única sobre o Brasil real.
A carta representa a voz de um grupo desses que sofrem a realidade da nossa incompetência, como país, em lhes proporcionar oportunidades compatíveis com suas capacidades e sonhos. Os 85 estudantes que trabalharam na confecção da Carta representam milhões de jovens e, como geração que cresce num país conturbado, merecem ser ouvidos com atenção.
É preciso reforçar que sem educação, não há democracia e como em um trecho da carta diz:
É impossível sonhar com um futuro no qual uma educação sólida e efetiva não seja a cabeça. Onde o acesso é restrito, a estrutura ainda é precária e o ensino subjetivo. O Brasil, em quinto lugar na posição de pior educação em leitura do mundo (PISA), expressa claramente, ao longo de décadas, os resultados dessas falhas que estão impregnadas em nós.
Trecho da Carta Para o Futuro
São inúmeros os desafios que enfrentamos enquanto sociedade e faz parte da nossa missão construir um futuro possível para a juventude. Formar jovens lideranças requer investimento para hoje, com a visão de que amanhã será melhor que ontem.
A fome, a desigualdade e a mudança climática são chaves a serem viradas. A educação precisa da nossa cara, o país e o povo precisam se tornar um só, pois uma política que visa servir ao todo, e não pequenos pedaços, se torna a salvação do mundo!
Trecho da Carta Para o Futuro
Convidamos você a fazer parte dessa construção de um FUTURO com ESPERANÇA, pois acreditamos que este é o combustível necessário para tornar os sonhos em realidade.
Leia a carta na íntegra disponível em PDF.
Subscrevem a Carta para o Futuro o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, os Ex-Ministros Marina Silva, Ciro Gomes, o Senador Randolfe Rodrigues, a vereadora Erika Hilton, a deputada federal Manuela D’Avila e a liderança política Guilherme Boulos.
MAPA DO SITE: Início / Quem Somos / Nosso Curso / Carta Para o Futuro / Transparência / Manifesto / Contato
IDENTIDADE VISUAL DESENVOLVIDA POR MICHEAL LAMUSE • SITE CRIADO POR FRAN ESPERANÇA FRANCO