fbpx

O nosso curso está dividido
em quatro módulos

Nosso curso é gratuito, interativo e busca sempre uma conexão com a cultura popular brasileira. Nele, oferecemos um conteúdo programático de excelência, desenvolvido por especialistas e professores que se atualizam constantemente.

Temos o objetivo de transmitir valores que estimulem “o senso de comunidade, responsabilidade social e liderança” para que de forma autônoma e engajada cada jovem do curso seja capaz de pensar no bem comum com uma visão holística dos problemas locais, nacionais e globais.

Para tanto, adaptamos metodologias reconhecidas internacionalmente para promover interações colaborativas em grupos, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na elaboração de projetos que fortaleçam a democracia e causem impacto social positivo, como o Complex Instruction (desenvolvida na Universidade de Stanford), a teoria de competências emocionais Big Five, adotada pela OCDE, e a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, adotado pela Universidade de Harvard.

DIREITOS E
DEMOCRACIA

O objetivo deste módulo é promover um amplo debate e reflexão da importância da democracia e os desafios para o seu fortalecimento no Brasil. A fim de preparar nossos alunos para esse debate apresentamos conceitos fundamentais de direito e política.


O aprofundamento desse debate envolve o domínio de conceitos fundamentais como Estado Democrático de Direito, Constituição, Funcionamento e repartição dos poderes e das instituições, Direitos Humanos e outros assuntos relacionados a efetivação de processos democráticos para o progresso da sociedade.

ECONOMIA E
SUSTENTABILIDADE

Como o Brasil pode superar a desigualdade social apesar de ser uma das maiores economias do mundo? Como a destruição ambiental aprofunda os problemas do país? A ciência pode ser aliada na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

Todos, independentemente de idade, escolaridade, gênero e renda, devem participar do debate sobre políticas econômicas. Respeitar o Estado Democrático de Direito é parte da solução para os dilemas econômicos. O equilíbrio entre economia, sustentabilidade, política e respeito ao Estado Democrático de Direito é fundamental para enfrentar os grandes desafios do nosso tempo.

LABORATÓRIOS DE
POLÍTICAS PÚBLICAS

Este módulo do Laboratório tem como objetivo explorar o conceito de políticas públicas, trazendo referências de diversas áreas do conhecimento e apropriação dos conceitos trabalhados, em especial do Ciclo de Políticas Públicas.

O Laboratório busca convergir conhecimento acadêmico e experiência de vida dos estudantes, que são convidados a pensar em melhorias nas ações do governo que impactem diretamente sua qualidade de vida. A proposta é que os estudantes se apropriem das dificuldades e oportunidades enfrentadas pelos gestores públicos em sua interação com a sociedade, desenvolvendo capacidade crítica e analítica.

DESAFIOS
CONTEMPORÂNEOS

Quais são as grandes questões do Brasil e do mundo no século XXI, e quais são as saídas apontadas pelos especialistas para cada uma delas? A partir da introdução de conceitos chaves nos módulos anteriores, propomos neste módulo uma abordagem interdisciplinar sobre os grandes desafios contemporâneos.

Por meio de painéis e debates instigantes e complexos, nossos estudantes refletem sobre temas como segurança pública, políticas de combate às drogas, conflitos geopolíticos, inteligência artificial, futuro do mercado de trabalho, mudanças climáticas, economia 4.0. e outros assuntos presentes no debate internacional. Esperamos com esse módulo ampliar o horizonte de discussões nos nossos jovens líderes para que sejam capazes de desbravar o mundo de possibilidades de soluções para os grandes desafios que temos.
plugins premium WordPress