Democratizar,
Escola Comum,
Se tem acolher, se tem ensinar, posso garantir tudo vai mudar

Escola Comum é uma escola cidadã que promove a democracia impulsionando o protagonismo e a liderança de jovens entre 16 e 19 anos das periferias e interiores do Brasil.

Com uma equipe multidisciplinar engajada em fortalecer uma cultura democrática para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

Missão

Nossa missão é o fortalecimento da democracia por meio do desenvolvimento das juventudes no Brasil.

Visão

Ser uma referência nacional e internacional em educação para cultura democrática, construindo uma organização que fortalece o diálogo na sociedade, para conscientização política, e em redes de articulação.

Democratizar o acesso ao conhecimento, decolonizar o saber e desenvolver o protagonismo de juventudes sensíveis aos problemas e potencialidades do Brasil e do mundo.

Valores

Credibilidade, acolhimento e afeto, humanidade, diversidade, diálogo, solidariedade, comunidade, excelência, equidade, suprapartidarismo e senso crítico.

Uma jornada que inspira a construção de uma sociedade
mais engajada e participativa

A Escola Comum surgiu em 2016, com a proposta de formar jovens lideranças políticas em meio à crise política que o Brasil atravessava. Após encontrar um espaço no Clube de Mães do Brasil, a equipe desenvolveu um projeto pedagógico que foi implementado em 2018, com a contribuição de ativistas e voluntários.

Desde então, a Escola formou 78 jovens de periferias da Grande São Paulo e do interior, que agora trilham suas trajetórias e contribuem para o debate público, incluindo como voluntários da própria Escola.

Conheça quem faz parte do nosso Conselho Consultivo

Conheça a nossa equipe